Desporto
Ao nível do desporto temos dois clubes com secções ligadas ao Ciclismo, O Grupo Desportivo da Baixa de São Pedro (GDBSP) e o Grupo Desportivo Cultural de Trabalhadores da Repsol Polímeros (GDCTRP).
Deste último fazem parte os atletas Nelson Guia e Soraia Gil, com os quais tivemos a oportunidade de entrevistar. Para além destes, falámos com Hélder Filipe, mais conhecido por “Tiko”, que compete individualmente.
Em Sines, as principais provas existentes são a prova de Resistência, que pode ter a duração de 2 a 4 horas, o Circuito Urbano, com 4 horas de duração, a Meia Maratona com uma distância entre os 40-50 Km, e a Maratona, com 70-80 Km.
Percebemos que nestas provas não está prevista a ligação/apoio dos transportes públicos, uma vez que Sines é uma cidade pequena, não havendo essa necessidade. Assim, o único clube que assegura transporte aos seus atletas com carrinhas próprias é o GDBSP.
O GDCTRP assegura o aluguer de auto-caravanas sempre que necessário ou utiliza uma carrinha da fábrica da Repsol, que está, muitas vezes, indisponível devido às necessidades de outras modalidades. Quando nenhuma das hipóteses anteriores é viável acabam por viajar com viaturas próprias, onde os gastos saiem “do próprio bolso”.
Hélder "Tiko" Filipe.
Fonte:
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10205068396304252&set=a.1284412805102.32701.1673580159&type=3&theater
Carrinhas do Grupo Desportivo da Baixa de S. Pedro
Grupo Desportivo Cultural de Trabalhadores da Repsol Polímeros
O GDCTRP é constituído por 11 membros, com idades compreendidas entre os 28 e os 41 anos. É um grupo fechado havendo abertura para novos elementos apenas quando outros saem. Todos os seus atletas não são federados. Entram em competições na categoria de amadores, mas, uma vez que, apresentam patrocínios e são um grupo de trabalhadores, por vezes, são considerados profissionais.
O Grupo Desportivo da Baixa de São Pedro
O GDBSP, fundado a 1982, é um clube com as vertentes de Futsal e Ciclismo, sendo que no Ciclismo dispõem de 70 atletas entre os 17 e os 60 anos. Desenvolveram também uma iniciativa para iniciação ao BTT para crianças entre os 10 e os 12 anos, contudo numa dimensão ainda de lazer, mas não deixando de apontar sempre para a competição, segundo entrevista ao Presidente do clube, Sr. José Pedro.
Estes atletas são todos federados e participam em provas regionais e maratonas como a de Santiago do Cacém e os Chaparros. A maior parte das provas realizam-se a partir de janeiro até ao Verão.