top of page

Soraia Gil

  ​No género oposto temos a atleta não federada Soraia Gil, atleta não federada do GDCTRP. Participa essencialmente em provas de BTT, uma vez que é a sua preferência, de Estrada e está a iniciar-se em provas de duatlo (corrida + bicicleta).


  Entrou no mundo do ciclismo desde 2008 pela influência de amigos e desde então tem obtido bastantes medalhas, sendo uma das atletas mais medalhadas de Sines.
Este ano ganhou provas como a Taça do Litoral Alentejano, Taça Concelhia de Odemira (ainda a decorrer; atualmente em 1º lugar) e a prova Sky Road na Serra da Estrela obtendo o 1º lugar no seu escalão e 8º lugar na classificação geral.

  Relativamente a Sines, esta atleta mudaria as infraestruturas da cidade construindo uma ciclovia intercidades ligando Sines, Porto Covo, Santiago do Cacém e Santo André. Uma vez que em Sines muitas pessoas andam de bicicleta estas mudanças permitiriam o ciclismo, tanto no Lazer, no Desporto e na Mobilidade, em melhores condições.


  Segunda esta atleta, especialmente em BTT, os furos são bastantes frequentes, assim como reparações ao nível da transmissão, das pastilhas e dos travões, sendo necessário a sua substituição logo a seguir às provas, principalmente em época de chuva e na presença de lama.
Para as provas, a atleta costuma levar consigo uma câmara de ar, a bomba, um elo de engate para a corrente e um kit de ferramentas.

  A nível pessoal, pretende manter-se em competição até ao limite do seu corpo e posteriormente manter-se em atividade pelo Lazer apenas. No que toca às suas preferências, atualmente, o Desporto está acima da Mobilidade e do Lazer, que se encontram ao mesmo nível de preferência. Refere ainda que costuma ir trabalhar de bicicleta efetuando o treino habitual após a sua atividade laboral. As principais lesões que já teve estão associadas ao tornozelo e ao joelho.

bottom of page