top of page

Mobilidade

Mobilidade

  Constatámos que Sines apresenta uma forte adesão dos seus habitantes quanto ao uso de bicicleta para se deslocar para o trabalho.

  Apresenta-se como uma cidade enquanto Centro de Emprego, isto é, a maior parte dos seus habitantes trabalham em Sines e, por isso, sendo uma cidade pequena e pacata, torna-se apelativo o transporte casa-emprego e emprego-casa através da bicicleta.

  No que diz respeito aos estudantes, o acesso às escolas, de uma forma geral, torna-se menos favorável, uma vez que, apenas a Escola Básica EB 2,3 Vasco da Gama apresenta parque de bicicletas. Salientamos que este parque encontra-se no interior da escola o que vai favorecer bastante a segurança das bicicletas. Desta forma, podemos concluir que apenas numa das escolas seria seguro estacionar as bicicletas.

Parque de estacionamento de Bicicletas da Escola Básica EB 2,3 Vasco da Gama

  Ao nível dos transportes públicos existem apenas duas carreiras que circulam em Sines e nenhum dos autocarros apresenta suporte para transportar bicicletas no seu exterior. No interior, o espaço é bastante reduzido, o que impossibilita o transporte de bicicletas.


  Segundo dois oficias do posto da GNR local, com quem tivemos a oportunidade de falar, o projeto “Escola Segura” em Sines é assegurado exclusivamente por patrulhas realizadas com carros. As patrulhas de bicicleta são apenas realizadas no verão e junto à praia, tanto em Sines como em Porto Covo, só nessa altura é que as bicicletas são disponibilizadas para o posto de GNR de Sines. Os oficiais afirmam que durante a noite, qualquer bicicleta deve apresentar luz branca à frente e vermelha atrás, não sendo obrigatório o uso de capacete, exceto em bicicletas motorizadas.

  No entanto, os dois oficias afirmaram que a maior parte dos guardas do posto deslocam-se para o trabalho de bicicleta (guardando-as nas suas garagens). 

  Foi nos dito ainda que em muitos outros empregos (farmacêuticos, professores, entre outros), deslocam-se de bicicleta para o seu local de trabalho. 

  De acordo com os oficiais, os acidentes com bicicleta são uma raridade, o que evidencia a segurança proporcionada pela cidade

 

  Quanto à sinalização em Sines poucos foram os sinais observados relativos às bicicletas. Não existem “zonas 30” (limite de 30Km/H), semáforos para bicicletas ou mesmo “bike box”. Os parques de estacionamento também estão em número reduzido. Não observámos nenhuma bicicleta estacionada nos parques disponibilizados, pois parecia mais prático encostá-las numa parede de um prédio. 

Bicicleta estacionada dentro de um prédio.

Informam que existe ainda um projeto com o objetivo de ligar, através de uma ciclovia Porto Covo a Sines, o que irá permitir a quem vive em Porto Covo (“Cidade Dormitório”) e trabalhe em Sines poder deslocar-se de bicicleta, entre outros benefícios.

Atualmente existe apenas uma loja de bicicletas em Sines, designada “Plano B” e situada na Praça da República Nº16 - Sines, que vende todo o tipo de bicicletas e peças para bicicletas. Dispõem também de uma oficia, sendo a única em Sines dedicada exclusivamente a bicicletas. Quanto aos arranjos mais frequentes registam-se as correntes, cassetes, pedaleiros, pastilhas e rolamentos. Segundo entrevista realizada ao Sr. Rui Silva, dono da loja Plano B, as pessoas que mais visitam a loja estão ligadas ao Lazer e geralmente as compras são mais direcionadas para adultos do que para crianças. Vendem-se mais bicicletas de BTT, no entanto, a taxa de venda varia consoante a estação do ano, sendo que, no Verão registam-se mais vendas de bicicletas de Estrada. Segundo o mesmo, a moda das bicicletas mudou bastante, havendo uma evolução de bicicletas mais básicas para mais complexas ao nível das mudanças e do material utilizado. Ou seja, as mudanças passaram a ser elétricas e algumas já por wireless. Já o material passou de alumínio para carbono. Desta forma, a reparação torna-se também mais complexa e difícil.

Quanto ao aluguer de bicicletas apenas a Escola de Condução “Kalorias” disponibiliza duas bicicletas para aluguer gratuito, ao passo que, a loja “Plano B” está a preparar-se para, brevemente, disponibilizar também o aluguer de bicicletas.

Quanto a Porto Covo apresenta uma descrição idêntica mas mais acentuada, na mediada em que, praticamente não apresenta estacionamentos para bicicletas, a Escola Básica de Porto Covo também não apresenta parque para bicicletas. Apesar de ser uma “Cidade Dormitório”, isto é, a maior parte da população que lá vive trabalha fora de Porto Covo, poucos são os que se deslocam para o trabalho de bicicleta devido às condições e falta de segurança das estradas, por exemplo a Nacional 120-1 ou as Estradas Municipais, junto à praia, 1109 e 554 que ligam Sines a Porto Covo.

Parte de fora da loja Plano B.
Oficina da Loja Plano B.
Interior da loja Plano B

Video da ciclovia - Sines

bottom of page